A arquitetura transmite sensações que influenciam diretamente a atmosfera física e mental de uma pessoa. Passamos a maior parte do nosso tempo em casa ou no trabalho, e por isso é importante que esses ambientes nos transmitam boas sensações, alinhadas com o objetivo de cada um deles.
Geralmente, nossa casa funciona como um espaço de descanso, enquanto no trabalho o nosso principal propósito é produzir. Pensando nisso, como a arquitetura pode aumentar a produtividade de uma empresa?
A resposta seria certeira, não fossem as diferenças de atuações de cada firma. Para exemplificar, basta pensar em uma empresa de advocacia e em uma de publicidade. No primeiro caso, a leitura e interpretação de extensos processos costuma exigir muita concentração dos funcionários, enquanto no segundo caso é importante que a criatividade seja despertada entre os servidores.
Com base no perfil de cada uma das empresas, é possível traçar estratégias arquitetônicas que vão de encontro aos objetivos esperados. Nos casos em que o trabalho exige concentração, por exemplo, é pouco desejável a utilização de cores fortes nos ambientes ou a interação com espaços externos, para que a atenção dos funcionários não seja facilmente desviada por quaisquer agentes. Por outro lado, a criatividade das pessoas pode ser estimulada pelo contato com a natureza, sendo mais desejável, nesse caso, a interação entre ambientes internos e externos.
A organização espacial também tem grande influência na dinâmica de uma empresa. Quanto maior a compartimentação, menor será o contato entre os funcionários. Em alguns casos, essa compartimentação será positiva e, em outros, negativa. É necessário estudar cada uma das demandas apresentas pela firma para que o resultado final seja um projeto alinhado com os objetivos esperados, e capaz de gerar aumento de produtividade no espaço.
Alguns meses atrás, nós, do escritório Renato Melo | Arquitetura, fomos procurados por um empresário buscando um projeto para um espaço destinado a um serviço que pode ser considerado cansativo. Nesse caso específico, o bem estar dos funcionários era uma grande preocupação, para prezar pela qualidade de vida dos mesmos, e pois o cansaço gerado pelo próprio serviço pode diminuir a produtividade da empresa. Para evitar que isso acontecesse, era importante criar um ambiente confortável e com opções de descanso e interação.
O resultado foi um espaço bastante alinhado com as necessidades apresentadas para o bom funcionamento da empresa. Veja as imagens abaixo:
Apesar de cada firma possuir diferentes enfoques e objetivos, haverá sempre estratégias arquitetônicas alinhadas com as suas necessidades e capazes de gerar ambientes mais produtivos.
Estamos à disposição para buscar a melhor solução para a sua empresa.
Um abraço,
Renata Lafetá
Leave a Comment