Já pensou em montar sua própria luminária com ótimo custo benefício? Vamos ensinar a montar um tipo de luminária com ótimo custo benefício e que deixar o ambiente mais industrial.
Quando decidimos mudar de endereço, nos deparamos com um dilema, o forro possuia uma inclinação e as vigas da estrutura de madeira eram todas aparentes, desta forma, poucas luminárias se encaixariam. Então começamos a buscar luminárias que fossem baratas e ao mesmo tempo que se encaixasse no espaço com harmonia. Eis que veio a ideia de nós mesmos desenvolvermos nossas luminárias, deixando o escritório com nossa cara.
Os materias que serão necessários são:
Perfilado perfurado
Lâmpadas de LED Tubular
Abraçadeiras para Lâmpada de LED Tubular
Soquete para Lâmpada de LED Tubular
Spray Preto
Parafusos, Porcas e Arruelas
Gasolina
Plastico para forração do piso
1º Passo: A primeira coisa a ser feita é definir onde as luminárias serão instaladas, e consequentemente qual comprimento de cada uma. Lembrando que cada barra de perfilado normalmente é encontrada com 3 metros de comprimento. Se necessário, as barras podem ser cortadas com serrotes.
2º Passo: No momento em que as barras de perfilado estiverem do tamanho correto, é hora de limpá-las. Para a limpeza, umedeça um pano com gasolina e passe na barra de perfilado.
3º Passo: Com os perfilados limpos, é hora de pintá-los. Neste momento é importante forrar bem o chão onde ocorrerá a pintura, estar em um local arejado devido ao cheiro do spray, e se assegurar que o plástico sob os perfilados não voará e grudará nos perfilados já pintados, manchando a pintura. Aplique spray preto por todas as partes visíveis do perfilado, inclusive nas laterais.
4º Passo: Fica para cada um decidir se pintará os soquetes e as abraçadeiras. É importante tomar cuidado para não pintar os soquetes nas partes que irão encaixar nas lâmpadas, para não perderem a conexão.
5º Passo: Agora é o momento de montar as luminárias. No nosso caso, cada perfilado teriam 2 lâmpadas de LED, portanto tivemos que escolher (distribuir) da melhor forma o local certo de cada lâmpada, sempre lembrando da limitação devido aos furos do perfilado. Feito isto, é ora de fixar as abraçadeiras com porcas, arruelas e parafusos, conforme imagem abaixo. A abertura da abraçadeira deverá ser sempre voltada para cima do perfilado, no local onde serão afixadas as lâmpadas.
6º Passo: O último passo da luminária é encaixar as lâmpadas nas abraçadeiras e os soquetes nas lâmpadas. Os rabichos (elétrica) dos soquetes, deverão ser passados por dentro do furo do perfilado mais próximo, conforme segunda foto.
7º Passo: Por fim, é só instalar e fixar as luminárias no local escolhido. Conforme disse no início, no nosso caso seriam nas vigas da própria estrutura. Vejam a imagem abaixo.
Viu como é um processo rápido? Agora é só começar a fazer. Se quiser conhecer um pouco mais de nosso escritório, venha nos visitar!
Até a próxima,
Marcela Donato | Sócia – Diretora
Leave a Comment