FASES DO PROJETO DE ARQUITETURA
Estudo preliminar ou EVTL (Estudo de Viabilidade Técnico e Legal)
- Definição: Análise da expectativa do cliente frente às condicionantes do terreno, ocupação em termos de área, número de pavimentos e adequação à legislação vigente.
- Entregáveis: Plantas esquemáticas ou unifilares, quadro de áreas, croquis ou 3Ds esquemáticos de estudo de massa. Escalas utilizadas: 1/200, 1/100, 1/50.
Anteprojeto
- Definição: Desenvolvimento da concepção do projeto contemplando as questões legais, organização, fluxo dimensão dos ambientes e cômodos, bem como a estética externa e/ou interna com a definição preliminar de materiais de acabamento.
- Entregáveis: Plantas de cada pavimento com layout de uso/ocupação interna e imagem 3Ds que ilustre o resultado estético interno e/ou externo. Definição preliminar dos principais materiais de acabamento. 1/200, 1/100, 1/50.
- O que não está incluso: Inclusão dos projetos complementares na arquitetura, paredes desenhadas no osso-acabado, ampliações, detalhes construtivos e informações legais.
Projeto Legal
- Definição: Documentação exclusivamente técnica conforme linguagem técnica e documentação exigida pela administração pública (prefeitura, estado, bombeiros, condomínios, etc.) para a legalização da edificação, com o objetivo de regularizar a edificação ou obter o alvará de execução.
- Entregáveis: Plantas cotadas de cada pavimento sem layout de uso/ocupação interna, cortes transversal e longitudinal, fachada(s), diagrama de cobertura, planta de situação, implantação, quadro de áreas e quadro de esquadrias.
Nota: o projeto legal poderá ou não contemplar pré-lançamento e pré-dimensionamento dos elementos estruturais. Mesmo que os elementos não estejam representados, não poderão ser acrescidos novos pilares e elementos estruturais, bem como seu dimensionamento futuro não poderá interferir nas dimensões internas ou externas do imóvel aprovado. 1/200, 1/100, 1/50.
- O que não está incluso: Especificações de acabamentos, paredes desenhadas no osso-acabado, ampliações, detalhes construtivos e que não sejam necessárias para a legalização do imóvel.
Projeto Básico
- Definição: Projeto que servirá de base para a execução dos projetos complementares de engenharia com a pré-definição dos elementos estruturais como pilares, vigas, marquises, beirais, platibandas, etc. Indicação de pontos de elétrica (tomadas, iluminação, interruptores), pontos de rede e lógica (internet, telefonia e automação), pontos de água quente, fria, caixa d’água, esgoto e ralos, pontos para ar condicionado, local para condensadoras e drenos, local sugerido para hidrantes, reservatório de incêndio e outras instalações que a edificação possa necessitar.
- Entregáveis: Plantas cotadas de cada pavimento com ou sem layout de uso/ocupação interna, com a marcação de pontos para a elaboração dos projetos complementares e pré-lançamento de shafts. Cortes transversal e longitudinal com pré-lançamento de infraestrutura e dutos. Fachada(s), diagrama de cobertura e implantação. 1/200, 1/100, 1/50.
- O que não está incluso: Especificações de acabamentos, paredes desenhadas no osso-acabado, ampliações, detalhes construtivos e informações legais.
Projeto Pré-Executivo
- Definição: Maturação do projeto básico / legal, com a representação dos blocos e drywall em suas dimensões reais, diferenciação de acabado-osso com espessuras pré-estabelecidas para áreas secas e áreas molhadas, incorporação do projeto estrutural em fase mais avançada/detalhada, representação dos shafts e, planilha com matriz cômodos x acabamentos com as especificações gerais de piso, parede e teto. Os acabamentos não são grafados em plantas e cortes. Não há detalhamento. Não há ampliação de detalhes executivos.
- Entregáveis: Plantas cotadas com a representação de níveis, áreas com forro, corte longitudinal e transversal e planilha de acabamentos. 1/200, 1/100.
- O que não está incluso: anotações para a execução da obra, especificações de acabamentos nos desenhos técnicos, ampliações em escalas maiores que 1/100, especificações de pormenores como rodapés e soleiras, escadas, gradis, guardacorpos, áreas molhadas e informações legais.
Projeto Executivo
- Definição: Projeto para a execução da obra que contemplará a compatibilização com os projetos complementares (estrutural, elétrico, ar condicionado, PCI, etc.), desenhos técnicos com as espessuras corretas dos blocos da alvenaria, folhas e espessuras de drywall, representação das espessuras de acabamento (osso-acabado) cotas dos ambientes, anotações e indicações de acabamentos e anotações para a execução da obra.
- Entregáveis: Plantas cotadas de cada pavimento sem layout com as medidas finais, já compatibilizadas, indicação dos elementos estruturais, instalações e vedações em suas dimensões reais e finais, cortes com indicação de forro, contrapiso, dutos, shafts e mapa de esquadrias. 1/100, 1/50.
- O que não está incluso: ampliações em escalas maiores que 1/50, detalhamento de áreas molhadas, marcenaria, guarda-corpos, gradis, escadas, rufos, pisos, muretas, sancas, cortineiros, rebaixos nos forros e informações legais.
Detalhamento
- Definição: Ampliações e detalhamento dos pormenores necessários para a execução e aplicação dos elementos construtivos e materiais de acabamentos na obra.
- Entregáveis: Ampliações em maior escala de áreas molhadas com todas as suas elevações, indicações de paginação de revestimentos de pisos e paredes, especificação de todos os materiais de acabamento, definição de alturas de rodapés, testeiras e altura de bancadas, rodabancadas, altura de bancadas. Planta de forro com indicação de níveis, luminotécnico, cortineiros, sancas, elevações e detalhamento de guarda-corpos e corrimãos, detalhamento de escadas (piso, cortes, frisos, bocéis, espelhos), elevação e detalhamento de gradis, muretas, pórticos, pergolados, grelhas, ralos, jardineiras. Especificação e representação em tamanho real de louças e metais. Representação de sóculos, desníveis, soleiras e contrapisos. 1/25, 1/20, 1/10, 1/5.
- O que não está incluso: informações relativas à legislação, pois fazem parte do projeto legal e plantas completas dos pavimentos, pois fazem parte do projeto executivo.
Leave a Comment