No dia 19 de novembro de 2018, a Renato Melo Arquitetura esteve presente no evento Conecta MG, onde foi discursado sobre o futuro da construção civil. Dentre os assuntos foi tratado o Light Steel Frame, que é um sistema construtivo que utiliza como base o aço leve galvanizado, e é altamente resistente, leve e eficiente.
Como funciona o Light Steel Frame?
Fundação: As fundações mais comuns são em Radier, que são mais econômicas e rápidas.
Paredes: O sistema é autoportante e as paredes tem função estrutural, elas vão receber e transmitir as cargas até a fundação. O Esqueleto da estrutura metálica recebe depois os revestimentos adequados, normalmente se utiliza as placas de gesso na divisão interna e para revestimento externo placas cimentícias.
Lajes: As lajes de piso são montantes ou treliças que irão receber o revestimento escolhido.
Isolamento: O isolamento termoacústico é muito importante para garantir a eficiência energética da estrutura, como lã de rocha e lã de vidro.
Instalações Elétricas e Hidráulicas: As instalações são executadas antes da fixação das placas de gesso, evitando assim o retrabalho.
Benefícios
Estrutural: O LSF possui alta resistência e durabilidade além de ser extremamente leve, o que facilita no transporte da estrutura até o local.
Qualidade: A produção do LSF é industrializada, o que torna o acabamento muito mais perfeito e com precisão milimétrica.
Eficiência: Existe um grande mito à respeito da eficiência termoacústica das estruturas em LSF, porém, quando executadas corretamente, atendem até as normas mais exigentes, trazendo alto nível de desempenho para as edificações.
Organização: O controle de orçamento e cronograma da obra é muito mais preciso, devido ao sistema ser industrializado e pré-fabricado. A obra é muito mais limpa com o canteiro de obras mais organizado.
Versatilidade: Pela leveza do sistema e a facilidade de montagem, o LSF se prova muito mais versátil do que a alvenaria tradicional, podendo se construir anexos em imóveis alugados, pavimentos superiores em estruturas já construídas.
Sustentabilidade: Esse sistema é o que chamamos de construção à seco, pois é utilizada pouquíssima água na sua execução, além do processo que evita o desperdício de materiais.
Custo: Apesar da estrutura de Light Steel Frame não ser tão barata quanto a alvenaria tradicional, a obra mais organizada, rápida e limpa acaba gerando menos custos, e no final o investimento no LSF compensa.
Porque o Light Steel Frame não é tão popular no Brasil?
No Brasil ainda temos uma cultura da autoconstrução, e a alvenaria nesse caso é mais adequada porque permite ajustes no momento da execução.
O LSF é um sistema industrializado e depende de um bom projeto de compatibilização, bem detalhado e pensado para o sistema, evitando assim erros na sua implementação.
Leave a Comment