MEMORIAL DESCRITIVO – CENTRO EDUCACIONAL CRIXÁ
“A escola é um meio para querermos o que não temos. A vida, depois, ensina-nos a termos aquilo que não queremos. Entre a escola e a vida resta-nos sermos verdadeiros e confessar aos mais jovens que nós também não sabemos e que, nós, professores e pais, também estamos à procura de respostas.”
Mia Couto, Moçambique. Jul. 1955.
INTRODUÇÃO
Habitamos edificações. Em 90% de nosso tempo estamos sob algum teto. Nosso lar, a igreja, o trabalho, e claro, a escola. As funções de cada edificação são diversas e influenciam ou conduzem a dinâmica vivenciada em seu interior.
Vivemos em um momento de transição. Como será a escola do futuro? Qual a estratégia pedagógica adequada para o nosso futuro? Como as nossas edificações devem se integrar às novas tecnologias? As poucas certezas e as muitas respostas que estão por vir nos sugerem sermos respeitosos com o futuro e menos rígidos em nossas convicções.
Desta forma, o projeto contemporâneo de escola deve atender às estratégias e programa pedagógico vigente, garantindo a flexibilidade necessária para as mudanças que, certamente virão.
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA
Ter uma boa escola, direito de todos previsto em nossa constituição, é hoje, grande privilégio. Não devemos, porém, desanimar e abaixar a guarda. Pelo contrário, é necessário enfrentar o assunto com a seriedade, coragem e retidão que o assunto merece.
Tem um local para chamar de “minha escola” deve ser motivo de orgulho para nossos pequenos. Deve ser um local de acolhida, de construção de cidadania e onde serão apresentadas as bases da educação que servirão de alicerce para o futuro.
Não cabe improvisar ou tratar o assunto escola sem os devidos cuidados e responsabilidade que merece. A escola deve ser imponente. Ao adentrar na escola, o aluno deve perceber a transição e deixar, por um momento, as doçuras e dificuldades de seu lar para trás, por um momento.
A edificação deve ser um forte, capaz de proteger e proporcionar conforto. Silêncio, boa temperatura, boa ergonomia, enfim, bem-estar para que as atividades ali desenvolvidas alcancem seu desempenho máximo.
A fachada da edificação é a forma como ela se apresenta para o púbico, para a rua. Deve ser austera, porém deve ter algo de monumental. Os jovens devem ter sincero orgulho em apontá-la e apresentá-la para suas famílias e amigos.
O acesso dos jovens deve ser tratado como um portal de transformação. O dentro e o fora, o incerto e o seguro, o inculto e o conhecimento. O pórtico deve ser de fato capaz de modificar positivamente o estado de espírito do jovem ao atravessá-lo.
O SITE, O ENTORNO E A IMPLANTAÇÃO
A aproximadamente 20 quilômetros de distância, à sudeste do Plano Piloto (Brasília), o bairro Crixá faz parte de empreendimento do programa Habita Brasília, do Governo do Distrito Federal. O foco do empreendimento é a redução do déficit habitacional, a ser alcançado com a urbanização de lotes destinados à habitação de baixa renda.
Com população futura estimada em 10.3000 habitantes, o novo bairro deverá amenizar as carências atuais com relação aos serviços públicos.
O terreno tem como quatro confrontantes: a Avenida São Sebastião à leste, a Avenida Crixá à oeste, a Rua 1 à norte e ao sul fará divisa com equipamento público comunitário (EPC). Há um desnível de aproximadamente 8 metros com declive no sentido noroeste.
Com as condicionantes iniciais analisadas, optamos por implantar a escola transversalmente à linha longitudinal do terreno, pelo motivo básico que deve orientar o posicionamento das salas de aula: evitar aberturas a leste e oeste, privilegiando ao máximo a luz norte e sul, evitando a incidência solar direta dentro das salas de aula.
Assim, dividimos o programa em 5 edificações/blocos principais: 1. Edifício Administrativo, 2. Bloco Pedagógico A, 3. Bloco Pedagógico B, 4. Refeitório e Pátio Coberto e 5. Quadra Poliesportiva.
Todas as edificações, à exceção do Refeitório e do Pátio Coberto, assentam-se transversalmente no terreno. Todos os blocos possuem desnível entre si, de forma a a alcançar o melhor resultado entre: menor movimentação de terra x acessibilidade universal.
O Edifício Administrativo localizado a norte, abre-se para a Rua 1, com caráter mais local e seguramente com trânsito mais lento e adequado para a circulação e permanência dos alunos.
A DISTRIBUIÇÃO DO LAYOUT
A fachada imponente e bem-composta faz parte da estratégia de reforço do caráter institucional da escola. Assim, quem se apresenta primeiro é o Edifício Administrativo. Esta edificação concentra os usos administrativos e de utilização dos funcionários do Centro Educacional, além do Auditório e das salas de apoio pedagógico.
Este primeiro edifício adota a função de portal de acesso, com um grande pórtico através do qual os alunos acessam o Centro Educacional Crixá. O hall trata de receber os alunos de forma organizada, aconchegante e elegante.
Através do hall os alunos seguem caminho para os dois blocos pedagógicos, através da escada ou da rampa, que garante a acessibilidade entre os pavimentos, atendendo às normas vigentes.
Dois blocos gêmeos (os blocos 2 e 3) abrigam a função pedagógica em sua essência. São compostos por baterias de salas de aula e laboratórios. A circulação transversal dos blocos separa de um lado as salas de aula e de outro as instalações sanitárias e o D.M.L.
Através do segundo bloco pedagógico (bloco de nº. 3) é possível acessar o pátio descoberto e virando à direita, através de rampa coberta, o pátio coberto, no bloco n.º 4.
O pátio descoberto, assim como o bloco 4 (Refeitório e Pátio Coberto) são divididos em 2 níveis, com desnível de 75cm entre cada nível.
Os pátios coberto e descoberto são áreas livres e sem interrupções, à exceção de árvores no paisagismo da área externa e alguns poucos bancos e cadeiras fixas. O perímetro dessas áreas adota bancos no estilo de arquibancadas. A mensagem é clara: permitir a livre apropriação do espaço pelos alunos.
Na segunda metade desta edificação está localizada a cozinha, o refeitório de alunos e dos professores.
Por fim, a edificação da quadra poliesportiva (bloco 5) abriga a quadra, vestiários/sanitários, pequena arquibancada e cômodo para apoio e depósito.
O estacionamento foi desenvolvido atrás da quadra e da edificação do refeitório de forma que ficasse o mais isolada possível das áreas de uso, circulação e permanência dos alunos.
A EXPERIMENTAÇÃO DO ESPAÇO PROJETADO
O projeto é concebido de forma a garantir uma utilização contemporânea e flexível dos espaços de escola. Isto significa: um programa arquitetônico desenvolvido à imagem da estrutura pedagógica vigente, porém que permita futuras alterações e remanejos sem grandes traumas na estrutura da edificação, de forma que a casca (shell) possa sempre ser mantida.
Entre o edifício principal (bloco nº1) e a Rua 1 criamos uma praça. Espaço para a aglomeração, permanência e brincadeiras dos alunos, principalmente durante os períodos de espera após o término das aulas. Este espaço é protegido por uma mureta que leva o nome do Centro Educacional e suporta as bandeiras do Brasil, do Distrito Federal e do Centro Educacional Crixá.
No hall de acesso, o projeto adota linguagem de guichê de atendimento/informações, tal como em hotéis e aeroportos. Temos a certeza de que o cuidado em manter alguém para receber, cuidar e orientar alunos, pais e sociedade serão percebidos como gesto de valorização e respeito.
As salas de aula são serenas. Peitoris altos, com 1,50 metro, janelas amplas sem incidência solar direta, cores suaves e alegres pontualmente aplicadas, garantirão a calma e tranquilidade necessárias para as atividades pedagógicas.
O pátio coberto conta com generoso pé-direito e área ampla, livre de obstáculos. Alguns poucos assentos fixos e dois níveis de degraus como arquibancada no perímetro permitirão diversas formas de apropriação do espaço.
Em nível superior ao pátio coberto, o refeitório estará equipado com mesas compartilhadas e pé-direito alto. Este espaço, bastante arejado, contará também com comunicação visual contemporânea com grafismo de impacto em contraste com cores suaves. Será possível manter a jovialidade e leveza sem a necessidade de carregar graficamente o ambiente. Será local de paz e serenidade para o momento das refeições.
SUSTENTABILIDADE
Para adequação ao custo previsto para implantação da escola e, sabendo da responsabilidade das decisões arquitetônicas sobre os custos de manutenção mensal, optamos por sistemas básicos e robustos, que não demandam manutenção especializada e periódica, tal como, vidros simples, distribuição de água por gravidade, brises fixos, etc.
Atribuímos o bom desempenho sustentável desta edificação à maneira como ela se implanta no terreno, adaptando-se ao máximo às curvas de nível e pelo exaustivo estudo na busca da insolação adequada para cada uma das edificações. Em suma, não há incidência solar direta em quaisquer das salas de ensino.
Assim, o conjunto de soluções sustentáveis aplicados ao Centro Educacional Crixá foram desenvolvidos a espelho dos ensinamentos “Menos é mais” e “A simplicidade é o último grau da sofisticação”.
SISTEMA CONSTRUTIVO
A opção é por sistemas simples e básicos. Quanto menos sofisticado, menor o custo de implantação. Quanto menor a manutenção, menor o custo de operação.
Assim, para a construção dos 5 blocos de edificações serão utilizados dois sistemas estruturais:
A) Sistema em concreto armado com laje nervurada nos blocos 1, 2 e 3. Estas edificações serão estruturadas por pilares moldados “in loco”. A decisão pela utilização deste sistema visa a inclusão de mão de obra local na edificação do Centro Educacional Crixá. As medidas são moduladas em múltiplos de 5cm para permitir a utilização de formas metálicas modulares e reaproveitáveis, evitando descarte de madeirame de forma. A laje nervurada permite a utilização de vãos maiores, aumentando a flexibilidade de alteração de layout das edificações e contribuirão para a redução do número de elementos de fundação.
B) Sistema de estrutura metálica nos blocos 4 e 5. Para a execução destes dois blocos a estrutura metálica se faz mais adequada em função da maior demanda de vão-livre e maior pé-direito. Em síntese são pilares metálicos de seção circular (tubos metálicos) que suportam treliças metálicas. A quadra possui fechamentos laterais em telhas trapezoidais, como o objetivo de diminuir o ofuscamento durante a prática de esportes. O bloco do pátio coberto/refeitório contará com brises-soleil horizontais para diminuir a incidência direta do sol leste.
Para usar nas pranchas:
Albert Einstein329 1879 – 1955 „Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Tudo isso é posto em sua mão como sua herança para que você receba-a, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.“
Albert Einstein329 1879 – 1955 „Educação é aquilo que fica depois que se esquece tudo que se aprendeu na escola.“
Paulo Freire73 filósofo e educador brasileiro 1921 – 1997 „Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.“
„Só teremos um país de verdade no dia em que gastarmos mais com escolas do que com televisão, isto é, no dia em que gastarmos mais com a educação do que com a falta de educação.“Millôr Definitivo – A Bíblia do Caos, p. 464 verdadeeducação
Émile Durkheim22 1858 – 1917 „É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.“
Paulo Freire73 filósofo e educador brasileiro 1921 – 1997 „Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada.“
Edmund Burke79 1729 – 1797 „O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender.“
Referência: https://citacoes.in/citacoes-de-escola/
Ernest Renan43 1823 – 1892 „Uma escola onde os alunos mandassem seria uma escola triste. A luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo.“
Referência: https://citacoes.in/citacoes-de-escola/
Rubem Alves69 psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro 1933 – 2014 „Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro…“
Referência: https://citacoes.in/citacoes-de-escola/
Marguerite Yourcenar105 1903 – 1987 „O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos: minhas primeiras pátrias foram os livros. Em menor escala, as escolas”.“Memórias de Adriano, Capítulo I
Referência: https://citacoes.in/citacoes-de-escola/
2021 caeté . mg
itabirito . mg
Nós, da Renato Melo | Arquitetura, proporcionamos projetos de arquitetura e engenharia com qualidade e excelência. Desenvolvemos nosso ofício com paixão! Atuamos nos seguintes mercados: imobiliário, comercial, industrial, corporativo, varejo, institucional, bens tombados, interiores, paisagismo, parcelamento do solo, urbanismo, gerenciamento e fiscalização de obras. Conte conosco para atendê-lo em todas as etapas do processo, desde a conceituação, passando pelos projetos complementares e sua compatibilização, até o projeto executivo. Nosso portfólio conta com projetos de diversas escalas e tipologias, para as empresas mais prestigiadas do país.
Escritório
Estamos no Bairro Santo Antônio, em BH. Entre em contato!
Santo Antônio, Belo Horizonte - MG
Telefone
(31) 2511-8920
E-mail
info@renatomelo.com
Leave a Comment